Entrar

A nova linguagem da cozinha

A nova linguagem da cozinha

Minha mãe nao gosta de cozinhar. É uma verdadeira formiga, só gosta de doces. Mas quando eu era criança, de vez em quando sábado ela fazia uma maionese de camarão, que eu adorava. A maionese era feita à mão, à la francesa, hummmm deliciosa ! Eu ficava observando ela derramando o fio de azeite, bem concentrada e batendo o fouët com a outra mão. Às vezes eu segurava o azeite para ela, mas ela ficava logo brava dizendo que nao estava correto, porque tinha que manter um fio constante e fino. Aí o braço cansava e eu mexia a mão, deixando o fio muito fino e muito grosso de repente. Como ela cozinhava pouco, seguia a receita à risca e tinha medo de “desandar” se o fio se mexesse !

Ela decorava a maionese com uma “rosa de tomate”, descascava o tomate e fazia uma rosa com a casca que colocava sobre as batatas, dando uma cor ao prato. Nao era lá muito bonita, mas era legal, dava um toque de festa ao prato ! Tinha um camarão pequeno que ela comprava em lata, o que parece ruim pensando hoje, mas ele era super saboroso! Acho que o camarao quando eu era pequena, mesmo em lata era mais gostoso que hoje, porque nao eram de cativeiro. Tinham um aroma e um sabor inesquecíveis !

Sempre adorei camarão e esta maionese era um de meus pratos favoritos, hum deu até para sentir o cheiro,  só de lembrar !

Well, contei toda esta estoria ou história da minha vida, porque é real; para dizer como a gastronomia muda, assim como a moda e tudo mais no mundo. Mamãe chamava a decoraçao do prato de “rosa de tomate”. Preparei um prato de legumes, bem no estilo da rosa de minha mãe, mas quando olhei para a foto e fui pensar  que nome ia colocar no prato, pensei “labirinto de legumes”! É, o mundo está ficando “sinistro”, como dizem os cariocas ! Pior que eu adorei o nome ! Achei intrigante e original. Pois entao é isto aí, apresento a todos meu Labirinto de Legumes !

Labirinto de legumes grelhados

Labirinto de legumes grelhados

Link da receita:

Labirinto de legumes grelhados

Print Friendly, PDF & Email

,

3 Responses to A nova linguagem da cozinha

  1. Paula Helena 22 de janeiro de 2017 at 14:52 #

    Ficou lindo este labirinto!!! O que tem nele?
    Achei um amor seu post, minha mãe fazia maionese de legumes com rosa de tomate, eu amava, ficava pedindo para ela fazer…

  2. spyridon 17 de agosto de 2018 at 15:37 #

    Ciao! That is an interesting offering for you. http://bit.ly/2JXqiyM

  3. Barryslure 12 de novembro de 2018 at 8:59 #

    Hy there, Look what we incorporate conducive to you! a amercementoffers
    Are you in?

    https://drive.google.com/file/d/1o_IrDmxuRyIIH0c4GwfqORG_tWF8GQsU/preview

Deixe uma resposta