Entrar

A nova linguagem da cozinha

A nova linguagem da cozinha

Minha mãe nao gosta de cozinhar. É uma verdadeira formiga, só gosta de doces. Mas quando eu era criança, de vez em quando sábado ela fazia uma maionese de camarão, que eu adorava. A maionese era feita à mão, à la francesa, hummmm deliciosa ! Eu ficava observando ela derramando o fio de azeite, bem concentrada e batendo o fouët com a outra mão. Às vezes eu segurava o azeite para ela, mas ela ficava logo brava dizendo que nao estava correto, porque tinha que manter um fio constante e fino. Aí o braço cansava e eu mexia a mão, deixando o fio muito fino e muito grosso de repente. Como ela cozinhava pouco, seguia a receita à risca e tinha medo de “desandar” se o fio se mexesse !

Ela decorava a maionese com uma “rosa de tomate”, descascava o tomate e fazia uma rosa com a casca que colocava sobre as batatas, dando uma cor ao prato. Nao era lá muito bonita, mas era legal, dava um toque de festa ao prato ! Tinha um camarão pequeno que ela comprava em lata, o que parece ruim pensando hoje, mas ele era super saboroso! Acho que o camarao quando eu era pequena, mesmo em lata era mais gostoso que hoje, porque nao eram de cativeiro. Tinham um aroma e um sabor inesquecíveis !

Sempre adorei camarão e esta maionese era um de meus pratos favoritos, hum deu até para sentir o cheiro,  só de lembrar !

Well, contei toda esta estoria ou história da minha vida, porque é real; para dizer como a gastronomia muda, assim como a moda e tudo mais no mundo. Mamãe chamava a decoraçao do prato de “rosa de tomate”. Preparei um prato de legumes, bem no estilo da rosa de minha mãe, mas quando olhei para a foto e fui pensar  que nome ia colocar no prato, pensei “labirinto de legumes”! É, o mundo está ficando “sinistro”, como dizem os cariocas ! Pior que eu adorei o nome ! Achei intrigante e original. Pois entao é isto aí, apresento a todos meu Labirinto de Legumes !

Labirinto de legumes grelhados

Labirinto de legumes grelhados

Link da receita:

Labirinto de legumes grelhados

Print Friendly, PDF & Email

,

One Response to A nova linguagem da cozinha

  1. Paula Helena 22 de janeiro de 2017 at 14:52 #

    Ficou lindo este labirinto!!! O que tem nele?
    Achei um amor seu post, minha mãe fazia maionese de legumes com rosa de tomate, eu amava, ficava pedindo para ela fazer…

Deixe uma resposta